Em audiência Pública nesta quinta pela manhã, na Comissão do Trabalho, com o objetivo  de esclarecer as determinações  da Portaria nº 39/11, que suspende, por tempo indeterminado, os efeitos das portarias de autorização para realização de concursos públicos e de autorização para provimento de cargos públicos no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, à  Excelentíssima Senhora Miriam Aparecida Belchior afirmou que foi uma medida excepcional necessária devido a crise internacional.

Porém, com a reanálise das necessidades de contratações  e com base nos limites orçamentários autorizados em 2011 e 2012,  o provimento de cargos e novos certames foram retomados. Somados ingressos e editais publicados até o presente momento, já   são mais de 30 mil vagas  preenchidas ou a preencher nos próximos meses e poderão ser abertas ainda mais durante o ano.

O ritmo de contratações segue as necessidades estratégicas do governo Dilma que são as áreas de Educação, inovação tecnológica, infra- estrutura e programas sociais, bem como, a política permanente de fortalecimento do estado brasileiro.