A líder do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), aprovou nesta quarta-feira (18) a realização de audiência pública para discutir o programa Ciência sem Fronteiras. A medida, que será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), cujo requerimento fora apresentando antes pelo deputado João Ananias (CE). O objetivo será  discutir a segurança dos jovens estudantes no exterior, tendo em vista o assassinato do estudante Roberto Laudísio, em março com arma de choque elétrico pela polícia australiana, bem como o Programa Ciência sem Fronteira.

Segundo Luciana Santos, que apresentou o requerimento em conjunto com o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a motivação da audiência é da presidenta da presidenta da CREDN , deputada Perpétua Almeida (AC), e deveria ser encampada pela Ciência e Tecnologia devido à importância o programa Ciências sem Fronteiras.

Ela lembra que o objetivo do programa é o de “dar oportunidade de qualificação, de alargamento dos horizontes e preparação não só acadêmico, mas também de preparação humana e de cidadania de vários estudantes brasileiros que tem a oportunidade de fazer um estudo e aprimorar conhecimentos no exterior”.

Além da importância do programa, Luciana observou que a audiência se justifica também pelo fato objetivo da morte de um estudante no exterior. “A Comissão de Relações Exteriores se coloca prontamente para cuidar da segurança desses estudantes que estão fora do país”, lembrando que o deputado João Ananias (CE) foi indicado para acompanhar as investigações.

Serão convidados integrantes da família de Roberto Laudísio e representantes dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves