Comissão de Relações Exteriores articula apoio à organização da conferência
A deputada Perpétua Almeida (AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), afirmou nesta quarta-feira (21) que a comissão pretende participar efetivamente da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A deputada, em encontro com o secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, disse ainda que está discutindo a criação de uma delegação de deputados que represente a Câmara na conferência.
Laudemar Aguiar apresentou a estrutura física e logística do Governo Federal para Rio+20 que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro. Ele confirmou que dois problemas estruturais – hospedagem e transporte – não foram totalmente solucionados pela comissão organizadora. “A rede hoteleira não comporta, mas estamos estudando outras possibilidades. Devemos fazer um esforço conjunto até porque nenhuma cidade do mundo tem suporte para receber um evento assim”, esclareceu.
Perpétua Almeida garantiu ao secretário do comitê que dará atenção especial aos projetos de acordos para serem votados na Câmara que tratam da Conferencia, especialmente com relação aos recursos a serem utilizados no evento. "Nossa participação no evento será efetiva. É fundamental que os deputados tenham a oportunidade de apresentar propostas para tornar o mundo mais sustentável”, declarou.
A deputada Janete Pietá (PT-SP), membro da CREDN, também defendeu que a Câmara deva articular representantes das Comissões Permanentes da Casa para discutir e buscar soluções para os problemas de transporte e hospedagem.
Acessibilidade – O secretário Laudemar destacou ainda que acessibilidade na Rio+20 é uma preocupação do governo federal e várias medidas estão sendo tomadas para que a Conferência seja “participativa e inclusiva”. Propostas para melhorar a estrutura física e logística da conferência ainda serão tema de debates na CREDN.
Laudemar Aguiar esclareceu que a Rio+20 é um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas como o Brasil é o país sede também discutirá soluções para questões sociais, econômicas e ambientais do país. A expectativa é que participem da RIO+20 mais de 190 estados-membros da ONU, 120 chefes de Estado e de Governo e 50 mil participantes credenciados.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Comissão