O Grupo Parlamentar Brasil-China foi instalado nesta quarta-feira (14) e, em sua primeira reunião, o presidente, deputado Osmar Júnior (PI), destacou que uma das prioridades do grupo é o de estreitar as relações entre os dois países.

A próxima reunião, na quarta-feira (21), contará com a presença do embaixador da China, Jinzhang Li, no Salão Nobre da Câmara. “Faremos um planejamento e ações consistentes dentro do objetivo da Frente”, define Osmar Júnior.

Na avaliação do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) é preciso ampliar as relações econômicas entre o Brasil e a China. A reunião contou com a presença de deputados de diversos partidos que compõem o Grupo. “Temos como objetivo contemplar e representar todos os partidos e estados”, afirma Osmar Júnior.

Na semana passada, Osmar Júnior foi recebido pelo embaixador chinês e informou que a organização suprapartidária conta com cerca de 200 deputados. Na ocasião, o deputado adiantou que a instituição do grupo demonstra a atenção e a confiança no aprofundamento das relações do Brasil com o povo chinês. "A China é o principal parceiro econômico do nosso país e nossa meta é estreitar a aproximação entre os dois países através do Parlamento", declarou o deputado.

A deputada Perpétua Almeida (AC), como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), lembrou que, neste ano, comemora-se 200 anos de imigração chinesa no Brasil. “Gostaria também de contar com a participação dos parlamentares para a reunião de planejamento da agenda da Comissão de Relações Exteriores, marcada para a próxima segunda-feira (19), às 14h30, na biblioteca da Câmara.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves