A presidenta Dilma Rousseff aponta como meta de governo a "obsessão desse país", a igualdade de gênero e protagonismo. "As pessoas são diferentes, mas não pode, não deve haver oportunidades desiguais".

Além da presidenta, quatro brasileiras foram homenageadas nesta terça-feira (13), no Congresso com o prêmio Bertha Lutz concedido a mulheres que contribuíram para a ampliação dos direitos femininos na sociedade. Segundo a coordenadora do Conselho do Diploma Berta Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foram indicadas mais de 30 mulheres para receber o prêmio e a  mais votada foi Maria Prestes, viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990).

“Essa premiação é importante porque ajuda o resgate da minha luta e a de Prestes”, disse a comunista. Maria Prestes, que já participava da juventude do PCB desde 45, recebeu a premiação dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Marta Suplicy (PT-SP) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Outra homenageada foi Eunice Mafalda Michiles, a primeira senadora da história do Brasil. Ana Alice Alcântara da Costa, professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, recebeu a placa do prêmio pela sua conterrânea, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Rosali Scalabrin representante da Comissão Pastoral da Terra e titular da Coordenadoria da Mulher do município de Rio Branco (AC) recebeu a homenagem da deputada Perpétua Almeida (PCdoB–AC).

Na primeira parte da solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, foi o primeiro a discursar. Ele destacou a participação feminina nos Três Poderes, a começar pela eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como vice-presidente da Câmara, e da ministra Carmem Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

O presidente do Senado Federal, senador José Sarney, recordou a luta das mulheres pela igualdade de gênero, ao longo da história do país, e ressaltou nomes que se destacaram nessa trajetória até os dias atuais.

As vice-presidentes das duas Casas – deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e Marta Suplicy (PT-SP) também registraram presença.  Além da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), representando a bancada feminina da Câmara, e a coordenadora do prêmio, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM).

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves, com informações do Senado