Mas, a seu ver, foi também um ano de aprendizagem, embora tenha conseguido realizar um trabalho exitoso por meio de iniciativas como apresentações de projetos de lei, realização de sessão solene, participação em debates e comissões e de ter levado à Tribuna assuntos importantes e do interesse da sociedade.

Em 2011, diversas discussões foram feitas na Câmara em torno do tema bebida alcoólica. Como membro da Comissão Especial do Uso Abusivo da Bebida Alcoólica, Ananias participou  de audiência pública em vários estados e apresentou projeto de lei que restringe a participação de jogadores e de membros de comissões técnicas de seleções brasileiras, em qualquer modalidade esportiva, em propaganda de bebida alcoólica. 
Nessa mesma linha, o deputado defende ainda que seja proibida a propaganda de bebida em eventos patrocinados ou financiados com recursos públicos.

“Minha preocupação não é por uma visão pudica, mas do ponto de vista da saúde pública. O uso abusivo do álcool está associado aos acidentes de trânsito e a diversos tipos de violência” explica o deputado.

O assunto também movimentou os pronunciamentos do comunista na Tribuna. Recentemente, a problemática voltou ao foco dos debates em decorrência da Lei Geral da Copa de 2014, que, por exigência da Fifa, suspende a proibição da venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol, regulamentada por lei desde 2008. “Considero um retrocesso essa decisão, já que as estatísticas mostram a redução da violência nos estádios,” reforça.

À frente do Movimento “Sem Violência, Sem Bebida Alcoólica nos Estádios”, João Ananias recebeu apoio de parlamentares, de entidades estudantis, movimentos sociais. A liberação, que valeria para a Copa e jogos de campeonatos nacionais, será válida apenas para Copa do Mundo. “É uma vitória da pressão feita por todos nós, mas não vamos desistir e o assunto estará na pauta de 2012”, promete.

Projetos – Entre os projetos de lei e de indicação apresentados em 2011, está o que propõe que os dividendos de recursos financeiros dos municípios oriundos de emendas parlamentares e de ministérios na Caixa Econômica Federal sejam transferidos aos municípios. Ainda em defesa da causa municipalista, apresentou projeto de indicação a presidente Dilma propondo que os repasses de recursos da União para os Estados e Municípios sejam transferidos na modalidade Fundo a Fundo.  “Defendemos por acreditar que será mais rápido e menos burocrático”.

A temática saúde foi além dos pronunciamentos. Ananias apresentou projeto de indicação para que seja criado um grupo interministerial para criação da Especialidade Emergência Médica. Na época em que foi secretário da Saúde do Estado do Ceará, foi criada a Residência em Medicina de Emergência com a primeira turma formada no primeiro semestre de 2011.

Na área cultural, o deputado comunista cita o projeto de indicação propondo que 2012 seja o Ano Cultural Luiz Gonzaga, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião e a realização de sessão solene para comemorar a data. “Não podemos esquecer a contribuição que o maior sanfoneiro do Nordeste deu a nossa cultura”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CA

Com informações da Assessoria do Deputado