"O Estado brasileiro quando pensa na escola não pensa no esporte. A Copa e as Olimpíadas são fundamentais também para ajudar a colocar a discussão da importância do esporte na sociedade", disse ele, que esteve na Comissão para apresentar o plano de trabalho para 2012.

O ministro disse ainda que a legislação que define planejamento urbano no Brasil destina espaço para a escola, mas nesse espaço não é prevista a criação de uma área compatível para a prática do esporte.

Aldo considera também que o grande legado que a Copa do Mundo deixará ao Brasil não serão somente os equipamentos urbanos, de mobilidade, os aeroportos, mas também a "mobilização de nossas crianças em jovens para a importância da prática do esporte".

O ministro lembrou que o tema esporte ainda é muito recente no Brasil, assim como o ministério exclusivo para o setor, criado no Governo Lula. É tão nova essa discussão que somente em 2003 a Comissão de Turismo incorporou os Desportos em sua temática.

Mas ele ressaltou que, mesmo sendo recente, o empenho do Governo nos últimos nove anos vem mudando a face da política de esporte no Brasil.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD