Com o tema “Negros e negras compartilhando o poder”, os participantes do congresso vão debater estratégias de inclusão da população negra nos espaços que influenciam os rumos da nação, lembrou Assis Melo. 

“Corroboro as palavras do coordenador nacional da entidade, Edson França, que defende maior protagonismo do movimento negro no exercício da cidadania. Segundo ele, precisamos avançar em todas as esferas de poder e deliberar sobre o desenvolvimento nacional e efetivação da igualdade de oportunidade para população negra brasileira”, ressaltou o deputado.

Ele lembrou que diversas entidades participarão do evento, para formular políticas públicas que promovam a inserção do negro nas estruturas de decisão do país. Entre as entidades participantes do evento estão confirmadas: Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Pastoral dos Negros, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Secretaria Nacional da Juventude Negra, Fundação Palmares, entre outras.

Estarão presentes ainda, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, das Comunicações, e das secretarias especiais, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); de Direitos Humanos; e de Políticas para as Mulheres.

Colaboração: Fabiane Magalhães