O Ministro da Educação, Fernando Haddad, em sua fala, durante a audiência pública realizada pela comissão especial do Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8035/2010), na tarde desta quarta-feira, considerou que o aumento do investimento público em educação de 5% para 7% do PIB garantirá os recursos necessários para que as metas previstas no projeto sejam atendidas. O ministro destacou ainda o fato da proposta do novo PNE prever metas qualitativas a todos os níveis de educação.

Os pronunciamentos da maioria dos parlamentares presentes na audiência ressaltaram a importância de se elevar o índice de investimento público proposto na matéria.

Em sua fala, a deputada Alice Portugal, destacou a necessidade de aumentar o percentual de investimento. “Ministro, qual o dinheiro que poderemos ter para cumprir as metas? Dez por cento do PIB não é o ideal?”

Haddad afirmou que “o 7% não é um número mágico, inventado por alguém. Para o MEC, essa porcentagem faz todo sentido. Se vier mais, a educação agradece”. Ele afirmou ainda, que os 7% apresentados no Plano suporta as metas que foram apresentadas. “Só vejo que deve ser mudado se as metas forem majoradas.”

O PNE prevê 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, enquanto movimentos sociais e entidades ligadas à educação pedem 10%.