Encontram-se pendentes de aprovação do Congresso Nacional mais de 50 projetos de leis de créditos orçamentários no valor total de 35 bilhões de reais, destinados a diferentes ministérios, órgãos e também de empresas estatais. Obstrução da oposição vem adiando as votações desde novembro e prejudica a execução orçamentária neste final de exercício e, principalmente, a dos primeiros meses de 2010.

Até o momento, as informações são de que o impasse permanece. Mesmo um acordo feito na quinta-feira passada entre a base e a oposição para votar apenas três dos créditos foi rompido no Plenário pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado, desautorizando a palavra do vice-líder, Cláudio Cajado (DEM-BA), que negociou o acordo pelo partido.

A obstrução da oposição à aprovação dos créditos orçamentários tem como objetivo declarado pressionar o Poder Executivo a liberar recursos para governos estaduais decorrente de alegadas perdas com a Lei Kandir. Essa transferência beneficia principalmente os Estados de São Paulo e Minas Gerais, daí o empenho da oposição.