A decisão da Mesa de que as comissões não poderiam deliberar neste início de sessão legislativa com a composição da sessão anterior, foi questionada na quarta-feira pelo Líder do PSDB, A. C. Pannunzio (SP). Em sua questão de ordem o Líder argumenta que se as comissões não podem deliberar porque seus membros atuais não mais existem, assim também os atuais presidentes e vice-presidentes não poderiam se manter no cargo, como manda o Regimento Interno.

O Presidente recolheu a questão de ordem para exame, prometendo respondê-la nesta semana. Até lá, as comissões permanentes permanecem paralisadas. Nem eventos, como seminários, podem ser realizados.

Líderes discutem nova formação das Comissões

Nesta segunda-feira, dia 18, às 18h, o Colégio de Líderes da Casa se reúne na Presidência para discutir a renovação das Comissões Permanentes. A proposta do Presidente Arlindo Chinaglia é simplificar a renovação dos mandatos dos membros para esta sessão legislativa, fazendo com que os líderes negociem dentro de suas bancadas as mudanças pleiteadas, sem necessidade de se recomeçar do zero toda a escolha dos novos membros.

Essa forma simplificada de renovação das Comissões também pode agilizar o reinício de seus trabalhos, e é apoiada pela maioria dos líderes.