O problema se deu em torno de um questionamento à Mesa feito por representante de forças que querem impedir alterações mais importantes nas regras partidárias e eleitorais. A questão de ordem apontava omissões de citação de emendas que dão base ao texto da aglutinativa, o que seria facilmente corrigível pelos autores na hora.

A Mesa em vez de pedir uma retificação do cabeçalho da aglutinativa, como é de praxe, incluindo os números das emendas que dessem  sustentação a alguns dos dispositivos do texto aglutinado, decidiu não receber a aglutinativa.

Além desse comportamento inusual, a Presidência, de forma abrupta, encerrou a sessão, não permitindo que um novo texto da aglutinativa fosse apresentado imediatamente, já sanado das omissões apontadas. O que prejudicou, sem necessidade, o processo de votação, esvaziando a sessão prevista para esta quinta-feira, dia 5.

Já hoje, iniciada a sessão extraordinária das 11h, a emenda aglutinativa corrigida já foi reapresentada, entretanto por falta de quórum, a sessão foi encerrada. Espera-se que na próxima semana, a votação seja retomada.