Aprovada urgência para PL que condecora mulheres cientistas

Brasília, terça-feira, 6 de julho de 2021 - 17:14

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES

Aprovada urgência para PL que condecora mulheres cientistas


Por: Walter Félix

Proposta da deputada Alice Portugal cria o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, que será concedido anualmente pela Câmara a três pesquisadoras.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (6) o regime de urgência para o Projeto de Resolução 9/21, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger.

A condecoração será concedida anualmente pela Câmara a três cientistas que se destacarem por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

Amélia Império Hamburger foi uma pioneira da ciência no Brasil. Nascida em São Paulo, em 12 de julho de 1932 e falecida em 1 de abril de 2011, atuou como professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada em física pela Universidade de São Paulo (USP), obteve mestrado na Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon.

Prêmio

Segundo a proposta, a indicação das concorrentes ao prêmio poderá ser feita por qualquer membro do Congresso Nacional até o dia 30 de abril de cada ano. Após as indicações dos nomes, a Câmara dos Deputados deverá ouvir, em sessão de Comissão Geral, a opinião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) sobre as indicadas e sobre suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

“As pesquisadoras enfrentam obstáculos a cada dia e continuam sendo excluídas na área. A mulher é sempre instada a escolher entre a maternidade ou a ciência", destaca a autora. Para Alice Portugal, essa condecoração vem de encontro à necessidade de reconhecer a excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e pode estimular a capacitação de mais mulheres cientistas.

Com o novo regime de tramitação, o projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com