A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e tem por objetivo ressaltar a atuação das defensoras e dos defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Representando o Legislativo, Márcio Jerry destacou a necessidade de desenvolver uma política federalista para as pessoas com deficiência, já que muitos Estados ainda não têm uma secretaria especializada para atendimento desse público.

"Existem hoje, cerca de 231 proposições em tramitação na Câmara dos Deputados, relacionadas às pessoas com deficiência. Nosso intuito é dar celeridade à apreciação dessas matérias na comissão, afinal, na grande maioria, são textos bem fundamentados que podem ajudar, consideravelmente, na implementação de ações e políticas de proteção e inclusão das pessoas com deficiência,” concluiu o deputado.

Participaram da solenidade o secretário nacional de Justiça, Marivaldo Pereira, a  secretária  nacional  dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Feminella,  o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Antonio Fiorentino Júnior, a presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, além de representantes estaduais das defensorias públicas.