Plenário tem nove Medidas Provisórias para votar

Brasília, sexta-feira, 19 de março de 2010 - 13:20

SEMANA DE 22 A 26 DE MARÇO

Plenário tem nove Medidas Provisórias para votar

A pauta estará obstruída por Medidas Provisórias até a Semana Santa. Além da MP 472, podem ser apreciadas as MPs 474, que reajusta o salário mínimo, e a 475, que reajusta benefícios previdenciários.

  
São oito Medidas Provisórias, da 472 a 480 – a 473 já foi votada – e mais as emendas do Senado à MP 470. A maior e mais importante delas, a MP 472, que versa sobre cinco diferentes temas, remanesceu da semana passada e seu parecer já foi proferido. A votação dessa Medida Provisória deve ser longa.

As duas Medidas Provisórias seguintes também são polêmicas. A MP 474, estabelece o reajuste de salário mínimo para 2010 e a regra para o reajuste de janeiro de 2011; e a MP 475 estabelece também o mesmo reajuste para as aposentadorias e pensões da Previdência. Há discordância dentro da própria base aliada do Governo a respeito das duas Medidas Provisórias, em especial quanto às regras de reajuste do salário mínimo e das aposentadorias em janeiro de 2011.

Em razão das divergências sobre as MP 474 e 475, é possível que haja inversão de pauta, votando-se as Medidas Provisórias posteriores, até a 480, para as quais a base aliada não tem divergências.

Nas comissões

Será uma semana com muitas audiências importantes nas comissões permanentes. Na terça-feira à tarde, a Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza audiência, requerida por Edmilson Valentim (PCdoB/RJ) com o ministro Nelson Jobim sobre o Acordo Brasil e França relativo a construção de submarinos em território nacional para a Marinha brasileira.

Na quarta-feira, teremos duas audiências pela manhã: na Comissão da Amazônia, sobre o "Novo Código Florestal Brasileiro", tendo como expositores os deputados. Moacir Micheletto (PMDB/PR) e Aldo Rebelo (PCdoB/SP), respectivamente, presidente e relator da Comissão Especial do Projeto de Lei do Código Florestal Brasileiro; e, na de Desenvolvimento Econômico sobre as "expectativas energéticas frente aos custos da energia para a competitividade da indústria brasileira" tendo como debatedores Nelson Hubner, Diretor-Geral da ANEEL e representantes de grandes consumidores.

Ainda na mesma tarde, a Comissão de Defesa do Consumidor fará audiência sobre o "acesso a banda larga e suas implicações na garantia do direito à informação da população brasileira"; os debatedores são Hélio Costa, Ministro das Comunicações, Ronaldo Sardenberg, Presidente da ANATEL e representantes de entidades de consumidores.








Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com