Governo terá de explicar uso de recursos públicos na contratação de influenciadores para promoção de kit Covid

Brasília, quinta-feira, 1 de abril de 2021 - 9:5

POLÍTICA

Governo terá de explicar uso de recursos públicos na contratação de influenciadores para promoção de kit Covid


Por: Ascom deputada Alice Portugal

Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou requerimento para esclarecimentos do ministro da Saúde e do secretário Especial Interino de Comunicação Social.

Agência Câmara

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou requerimento cobrando esclarecimentos do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário Especial Interino de Comunicação Social, Flávio Viana, sobre o uso de recursos públicos para a contratação de “influenciadores” para propagarem o uso do chamado kit Covid.

Reportagem da Agência Pública, feita a partir de informações obtidas através de pedido com base na Lei de Acesso à Informação, mostra que o governo federal gastou mais de R$ 1,3 milhão dos cofres públicos para pagar ações de marketing de influenciadores digitais a favor do uso do kit Covid. O valor foi investido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação (Secom) e inclui pagamentos de cachê de 19 "famosos" para divulgar estas campanhas em suas redes sociais.

“Isso é gravíssimo. O Brasil vive a maior crise sanitária e hospitalar da história e o governo usando recursos públicos para divulgar atendimento precoce contra covid-19, que não tem eficácia comprovada. Inaceitável! Tem que ser investigado urgentemente. O governo tem que usar os recursos para a compra de vacina”, afirma Alice.

A ex-BBB Flávia Viana recebeu, sozinha, R$ 11,5 mil, segundo os documentos obtidos. No roteiro da ação, a Secom orientava a ex-BBB Viana e os influenciadores João Zoli (747 mil seguidores), Jéssika Taynara (309 mil seguidores) e Pam Puertas (151 mil seguidores) a fazerem um post no feed e seis stories — todos no aplicativo Instagram— dizendo para os seguidores que, caso sentissem sintomas da Covid, era importante procurar imediatamente um médico e solicitar um atendimento precoce.

“Trata-se de ato criminoso praticado pelo governo que utilizou recursos públicos para financiar a massiva divulgação de medicamentos sem eficácia comprovada e com sérios efeitos colaterais. É charlatanismo do mais abjeto possível, que se utiliza de pessoas que têm influência especialmente entre os mais desavisados para propagar o chamado KIT COVID, cujo uso excessivo tem provocado sérios prejuízos à saúde e à integridade física”, completa Alice.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com