O Grupo Parlamentar Brasil-China, que tem como objetivo fomentar e ampliar o diálogo entre os dois países, será relançado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados no dia 07 de junho (quinta-feira). Previsto para começar às 15h, o evento contará com a presença do embaixador da China, Zhu Qingqiao e outras autoridades.

O deputado federal Daniel Almeida (BA), vice-líder do governo no Congresso e presidente do colegiado parlamentar, explica que o relançamento do grupo de amizade é fundamental para reforçar as conexões já estabelecidas neste ano e estreitar ainda mais as relações econômicas e comerciais entre Brasil e China.

O parlamentar acompanhou a comitiva do presidente Lula em recente viagem ao gigante asiático onde foram fechados 15 acordos nas áreas de energia, tecnologia, educação e cultura.

“Vamos discutir temas essenciais para engrandecer nossas relações sociais e comerciais com a China. Tratar sobre a complementação entre as duas economias, fortalecer acordos já definidos e preservar a demanda chinesa. Queremos ampliar a parceria econômica entre os dois países de forma aberta, respeitosa e estratégica para as duas nações, colocando o progresso e desenvolvimento na ordem do dia”, pontuou Daniel.

O Grupo Parlamentar Brasil-China foi instituído em 2004 como um espaço de cooperação interparlamentar, tendo sempre a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. Tem caráter suprapartidário e funciona na Câmara dos Deputados.

Os deputados Daiana Santos (RS), Jandira Feghali (RJ), Márcio Jerry (MA) e Renildo Calheiros (PE), todos do PCdoB, também participam como membros. Jandira é vice-presidente do grupo.

Objetivos do colegiado:

– Fortalecer o relacionamento entre as Casas Legislativas da República Federativa do Brasil e da República Popular da China.
– Promover visitas parlamentares, seminários, simpósios e compartilhamento de publicações, informações e trabalhos sobre matéria legislativa.
– Realizar intercâmbio de experiências parlamentares, pesquisas e estudos sobre problemas econômicos, sociais, políticos e culturais enfrentados nos dois países.
– Intensificar laços culturais e linguísticos.
– Propor soluções legislativas e sugerir medidas concretas aos demais poderes.
– Impulsionar tratados comerciais e a atração de empresas em ambos os territórios.
– Divulgação da atuação do grupo na sociedade.

*Ascom Dep. Daniel Almeida.