Líderes de 21 partidos e blocos partidários da Câmara assinaram manifesto em defesa da revitalização da Ceplac, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. O documento foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (7), em ato promovido pelo deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA).

O evento, sediado na Casa, também foi alusivo ao Dia Internacional do Cacau, celebrado no último domingo (4). Estiveram presentes membros do conselho de entidades representativas da Ceplac, da direção da instituição e diversos parlamentares das regiões Nordeste e Norte.

Davidson, que é integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira, da Ceplac e do Cacau Cabruca – sistema ecológico de cultivo agroflorestal – vê com preocupação a falta de investimento no setor.

“Temos percebido um esvaziamento numa instituição que é fundamental para o setor cacaueiro no Brasil. Nosso país já foi o segundo maior produtor do grão no mundo, mas hoje ocupa apenas a sétima posição, chegando a importar o produto. Apostamos na revitalização da Ceplac para reverter este quadro”, afirma o parlamentar.

A proposta de revitalização do Conselho de Entidades representativas dos servidores da instituição foi apresentada e deverá ser encaminhada ao grupo de trabalho do Ministério da Agricultura.

Para adoçar o evento e demonstrar a qualidade do cacau produzido em solo brasileiro, foram distribuídos diversos produtos derivados do grão, tudo produzido pela própria Ceplac.


Com informações da Ascom de Davidson Magalhães