Jovens de oito estados brasileiros foram recebidos, nesta terça-feira (23), pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Eles participam do Programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, que recebe estudantes para apresentar o funcionamento do Legislativo e as formas de participação popular.

A capacidade do Parlamento de contemplar todas as vertentes de pensamento para a construção de direitos foi destacada pelo deputado Chico Lopes. “É fundamental a educação do eleitorado, para que faça escolhas corretas. No Legislativo, nenhum parlamentar é concursado ou nomeado; somos todos eleitos”, enfatizou.

Universitários de cidades da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo ouviram exposição sobre o funcionamento da CLP e fizeram questionamentos sobre a estrutura e encaminhamentos da Câmara. Chico Lopes também aproveitou a oportunidade para explicar o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Nesta semana, o Senado deve decidir sobre o impedimento de Dilma, considerado por Chico Lopes como um “golpe”. Ele acrescentou aos estudantes que os senadores não são representantes do povo, mas dos estados. “Por isso que são três por unidade da Federação, independentemente do número de habitantes. Então, não deveriam ter delegação para decidir sobre uma questão soberana do povo, que é a eleição da Presidência da República”.

Após fala inicial do presidente da CLP, os jovens tiraram dúvidas e fizeram questionamentos sobre as formas de participação popular. O programa de estágio de curta duração é um importante instrumento na formação da cidadania, pois permite o contato direto com parlamentares e processos internos da Casa.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da CLP.