A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos se reuniu na quinta-feira (8) para debater a publicidade e o comércio na internet. Em 2014, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em abril, as despesas dos órgãos da administração pública federal com publicidade somaram R$ 2,32 bilhões. Já os gastos do governo com publicidade na internet aumentaram 22,8% em 2014 em relação a 2013: saltaram de R$ 159 milhões para R$ 195 milhões.

“O número de veículos cadastrados na Secretaria de Comunicação saltou de pouco mais de 400 para 10 mil em menos de dez anos”, destacou o ministro da Secom, Edinho Silva.

Na audiência, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) aproveitou para destacar a necessidade de se fazer cumprir o Marco Civil da Internet. “Nós ainda não implantamos o Marco Civil na sua integralidade, nas suas diversas faces. A nossa CPI terá que trilhar nessas novidades legislativas e trabalhar também no objeto educacional para que as pessoas se protejam na rede”, disse.