Anualmente, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) publica a relação dos 100 mais influentes do Congresso. Em 2015, o PCdoB não ficou de fora e conta com cinco deputados na lista – Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Luciana Santos (PE), e Orlando Silva (SP) –, além da senadora Vanessa Grazziotin (AM). A deputada Jô Moraes (MG), novamente, figura entre os parlamentares “em ascensão”.

Segundo o Diap, os “cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais e influenciam nas tomadas de decisão. Entre os critérios definidos estão posição institucional, reputação e capacidade de liderar.

“Renova as energias e nos motiva a atuar cada vez mais e melhor pelo povo”, afirma a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), listada pela 14ª vez entre os mais influentes.

Em ascensão
Entre os parlamentares que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas, está a deputada Jô Moraes. A parlamentar faz parte da categoria “em ascensão”, que, segundo o Diap, relaciona aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. É a segunda vez que Jô Moraes ocupa a relação. Atualmente, é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Segundo o Diap, os parlamentares “em ascensão” estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.

Confira a íntegra da lista.