Uma semana após a presidente Dilma Rousseff sancionar a medida provisória que trata do refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com a União (Lei 13.155/15), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados anunciou a realização do Fórum Legislativo do Futebol, a ser realizado no dia 24 de novembro na Casa.

O objetivo é propor alternativas viáveis para o futebol brasileiro por meio de cinco eixos temáticos: legislação trabalhista, tributária e previdenciária do futebol; formação de atletas; segurança nos estádios; legado dos estádios e arenas; calendário e organização do futebol.

Para o deputado João Derly (PCdoB-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista do Esporte e membro da Comissão do Esporte, o fórum será um instrumento de debate importante na busca da modernização do futebol brasileiro. “Os últimos acontecimentos – tanto fora como dentro de campo – são preocupantes, por isso a busca pela moralização das entidades que gerem nosso futebol é uma medida essencial para a busca de um futebol mais forte e respeitado. Isso será essencial, inclusive, em um tema igualmente importante, mas que depende dessas ações: a formação de novos talentos."

O secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldmann, apoia a iniciativa da Câmara e afirma que a CBF está de portas abertas para todas as pessoas que queiram colaborar com o futebol brasileiro. "Nós estamos muito abertos a mudanças. A questão do calendário, dos direitos trabalhistas, do fair play financeiro, que acaba de ser aprovado em medida provisória. Nós vamos criar as chamadas normas de licenciamento, o novo modelo de gestão para o futebol, seja das federações, da CBF ou dos próprios clubes. Tudo está sendo debatido e o futebol não pode estar desatento à modernização da sociedade como um todo."

*Com informações da Agência Câmara.