Promover o fortalecimento dos debates sobre as atividades de inteligência no país, fazer um balanço da atuação deste setor nos grandes eventos dos últimos anos, aprimorar as ações futuras, especialmente durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e discutir a reforma da legislação brasileira de inteligência. Estes foram os temas em destaque na terceira reunião deliberativa da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), realizada nesta terça-feira (7), no Senado Federal.

Entre os requerimentos aprovados pelo colegiado, está o que propõe a avaliação do setor de inteligência durante os grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos, como Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo. Também deverá ser debatido o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro.

“É uma perspectiva da organização, de como o Brasil está se preparando. Estamos vivendo momentos de tensões maiores e o debate sobre a questão do terrorismo está exigindo a articulação de todas as inteligências do mundo, sobretudo dos países que terão suas representações aqui”, explica a deputada Jô Moraes, autora da proposição.

Para esse debate, serão convidados representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério da Defesa.

Na ocasião, também foi avaliada a possibilidade de uma visita dos integrantes da Comissão ao Ministério do Planejamento, com o intuito de solicitar que seja feito um concurso público para o provimento de 470 cargos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

*Com informações da Agência Senado.