A Câmara dos Deputados realizou, na manhã de terça-feira (16), sessão solene comemorativa ao aniversário de um ano da promulgação da Lei nº 12.994/14, que instituiu o piso salarial de R$ 1.014 para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias de todo o país. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) representou a Bancada do PCdoB na homenagem e parabenizou toda a categoria.

“A luta por um piso salarial foi justa, pois esses agentes comunitários são o exército civil da saúde, defensores do SUS. Eles vão aonde ninguém vai para reidratar uma criança em desidratação, para ajudar no combate a doenças crônicas como hipertensão, na prevenção a doenças dos idosos. Eles enfrentam as dificuldades da violência na periferia das grandes cidades, a dificuldade de acesso aos locais mais longínquos do território brasileiro. Por isso, esses profissionais merecem todo o nosso apoio e agradecimento”, disse a deputada.

A parlamentar fez parte da comissão especial que analisou o plano de carreira e o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e, ao lado da bancada comunista, lutou pela instituição dos direitos da categoria. “Somos aliados dos agentes comunitários de saúde, porque eles têm direito a ter sua carreira e um piso salarial. É um piso pequeno, mas que dará dignidade a esses profissionais que trabalham no dia a dia, de sol a sol, nos nossos municípios.”

Segundo o Ministério da Saúde, em 2013, havia 256,1 mil agentes comunitários de saúde atuando em 5.424 municípios. A estimativa da Pasta é que eles sejam responsáveis pelo acompanhamento de 125 milhões de pessoas atendidas pelo programa Saúde da Família (PSF).