A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) promove nos dias 17 e 18 de junho, como contribuição à 15ª Conferência Nacional de Saúde, o Simpósio Nacional de Saúde. O encontro, que tem como temática central a saúde enquanto direito de todos, será realizado na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, graças ao requerimento da líder da Bancada do PCdoB, Jandira Feghali. A parlamentar participará da mesa de abertura do simpósio.

A programação do evento será intensa. O primeiro debate trata do tema “SUS: compromisso constitucional e relações econômicas e sociais”. Em discussão o papel do Estado, a natureza pública dos serviços e modelos de gestão. Participam desse primeiro momento o ministro da Saúde Arthur Chioro, o Conselho Nacional de Saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o professor Nelson Rodrigues dos Santos-UNICAMP, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. No mesmo dia, a partir das 14h, será vez das discussões em torno do tema “formação e relações de trabalho”, com participação de Lelio Bentes Correa, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Clement Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE, Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, e Heider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Na manhã de quinta-feira, dia 18, a mesa de debates aborda a “Política industrial: Superação da dependência externa, inovação, assistência farmacêutica e acesso universal”. Devem participar o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Aldo Rebelo Figueiredo, o assessor técnico da vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também estará presente nessa rodada a Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA). Também na quinta-feira, a partir das 14h, o tema das discussões é o “Financiamento: pacto federativo e novas fontes”. Estão convidados o ministro Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão, a secretária executiva do Ministério da Saúde Ana Paula Menezes, o coordenador nacional do Movimento Saúde +10, Ronald Ferreira dos Santos, o presidente do CONASS, Wilson Alecrim, o presidente do CONASEMS, José Fernando Casquel Monti, e a coordenadora do Curso de Especialização em Direito Sanitário/IDISA.