Em reunião realizada na última quarta-feira (27) na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, foi acordada a realização de um seminário para levantar e apresentar os principais desafios econômicos, políticos, jurídicos e sociais do Mercosul.

Previsto para agosto, o encontro será organizado pela Comissão, pela Secretaria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, pelo Conselho Nacional de Justiça e pela representação do Brasil no Mercosul. Os temas debatidos no evento serão o Parlamento do bloco, a cooperação dos judiciários, a integração econômica e a circulação de trabalhadores no âmbito do Mercado Comum do Sul.

Fundado em março de 1991, o Mercosul é formado atualmente por seis países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia (o último ainda em processo de adesão). Seu território tem aproximadamente 15 milhões de km², que englobam uma população de 295 milhões de pessoas. O bloco tem como pilares fundamentais de integração os princípios da democracia e do desenvolvimento econômico com uma base humanizada.