A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (2), a Subcomissão Especial do Mundo do Trabalho para analisar aproximadamente 180 projetos de interesse dos trabalhadores. Referência na defesa dos direitos da classe trabalhadora na Casa, o deputado Assis Melo (RS) foi eleito presidente do grupo.

“Essa subcomissão vai dar prioridade aos temas relacionados à classe trabalhadora. Agora, nós vamos ter a possibilidade de avançar nesse debate para construir um consenso para aprovar temas importantes para os trabalhadores. Sabemos que muitos debates serão difíceis, mas são temas que precisam ser debatidos”, destaca o parlamentar.

Também foram eleitos os deputados Moreira Mendes (PSD/RO), Sandra Rosado (PSB/RN), e Osmar Serraglio (PMDB/PR), como vice-presidentes. O relator será o deputado João Paulo Lima (PT/PE).

A subcomissão tem até o final do ano para apresentar relatório com análise das matérias debatidas. A reunião foi acompanhada por representantes de centrais sindicais, de sindicatos, do Ministério Público do Trabalho.

Na pauta, bandeiras históricas como: a redução jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; a correção da tabela do Imposto de Renda; o fim do fator previdenciário (redutor dos benefícios para quem se aposenta por tempo de serviço).

Na próxima quarta-feira (9), às 14h30, o grupo se reunirá para traçar as estratégias e definir a pauta da subcomissão.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Christiane Peres e Tatiana Alves