A decisão da reunião do Colégio de Líderes nesta quarta-feira, dia 9, foi tentar vencer as Medidas Provisórias 430 e 431 para abrir uma janela para votar o Projeto de Lei das cotas nas universidades públicas. A rejeição da MP 430, de crédito orçamentário, na admissibilidade, está confirmado. A votação da MP 431, sobre carreiras de servidores do Poder Executivo e de militares depende de acordo a ser alcançado até o final da tarde com a Oposição para a votação se dar em sessão extraordinária.

Caso a votação da MP 431 seja realizada, o PL das cotas em universidades também terá que ser acordado em seu mérito para que seja votado na sessão da manhã desta quinta-feira, dia 10. As negociações deverão se desenrolar também durante esta tarde. Caso se conclua positivamente as negociações em torno do Projeto de Lei, a proposta de sessão do Congresso Nacional para votar vetos na quinta-feira será cancelada.

LDO fica para próxima semana


O presidente do Congresso Nacional resolveu adiar para a próxima semana a convocação de sessão do Congresso Nacional para votar o Projeto da LDO de 2009. Essa decisão apesar de ajudar o quórum do Congresso na próxima e última semana de trabalho também propiciará mais facilidade para introduzir alteração de última hora no Projeto da LDO.