PNE é uma conquista no investimento do professor tanto na formação quanto na carreira
Após se notabilizar como o projeto que recebeu maior número de emendas, na história da Câmara, e como uma matéria de demorada e controversa tramitação, o PNE finalmente teve seu texto aprovado, estabelecendo, na avaliação do deputado Chico Lopes (CE), um novo e decisivo compromisso do Brasil com a qualidade da educação pública, em todas as modalidades de ensino.
“Assim como os professores, pais, estudantes, entidades da educação, travamos uma grande luta em prol da aprovação do Plano Nacional de Educação. E pelo melhor PNE possível com a garantia dos 10% do PIB para a educação, com a meta de implementação da jornada escolar integral em todo o país, com o objetivo de trazer melhorias nas várias modalidades de ensino, nos direitos dos professores e estudantes. Foram quatro anos para aprovar este plano que define as metas e prioridades da educação brasileira até 2020”, ressalta Chico Lopes.
“A educação brasileira, que nos últimos anos comemorou a conquista da lei do piso salarial do magistério, incluindo o direito, definido por emenda de nossa autoria, a um terço da carga horária para atividades extrassala, ganha um novo marco com a aprovação do texto-base do PNE”, complementa o parlamentar.
“Toda a sociedade, e particularmente as entidades de estudantes e professores, que lutaram muito pela aprovação do PNE, merecem os parabéns neste momento. Mas a luta continua, e precisamos estar atentos à votação dos destaques, na semana que vem, quando haverá definição sobre os pontos mais polêmicos do Plano”, enfatiza Chico Lopes.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Informações da assessoria do Deputado