Deputados discutem documento da Conferência e se reúnem com delegação alemã
A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Perpétua Almeida (AC), defendeu que o capítulo 1 do relatório parcial, que trata da erradicação da pobreza, demonstra um relevante avanço.
"Acredito que nenhum líder de governo vai se comportar igual depois da Rio+20. Acho que algo já mudou. Agora devemos lutar para manter esse tema no foco das discussões e temos que trabalhar para conseguir avançar na economia verde", afirmou.
Rio Clima – O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), presidente da Subcomissão da Rio+20 e membro da CREDN, apresentou o relatório final das discussões da Rio Clima, evento paralelo à Conferência. Segundo Sirkis, o documento sugere varias ações no sentido de renovar o conceito de economia sustentável e adoção de medidas para controle da emissão de CO².
Para o deputado Sarney Filho (PV-MA), a Rio+20 deixa um importante conceito sobre a "necessidade de se discutir e aprofundar os conceitos de economia verde". Na avaliação do deputado, a Conferência tem saldo positivo, já que conseguiu mobilizar a sociedade civil. "A sociedade civil tomou para si o tema de sustentabilidade e se mobilizou. No total, a Rio+20 produziu mais de 3.000 reuniões paralelas".
De forma resumida, o relatório parcial trata de seis pontos: erradicação da pobreza, economia verde, criação de um Fórum de Alto Nível para o desenvolvimento sustentável, proteção dos oceanos e mares abertos e a criação de um Fundo no valor de R$ 30 milhões para implementar transferências de tecnologia de baixo carbono.
Alemães – Numa reunião prestigiada, que contou com a participação de mais de 15 parlamentares, a deputada Perpétua Almeida recebeu a delegação da Alemanha, em que se debateu a importância do fortalecimento das relações bilaterais em busca de um maior comprometimento do mundo com o meio ambiente.
Participaram do encontro sete parlamentares alemães. Perpétua Almeida ressaltou que a Rio+20 representa um importante avanço no processo de conscientização do mundo para o problema. "Acredito que o documento produzido pela Rio+20 é resultado de um consenso global daqueles que querem construir um país melhor".
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Por Vanessa Marques, da CREDN