A 10ª Cúpula do P20, fórum que reúne presidentes dos Parlamentos dos países do G20, aconteceu em Brasília com o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável,” abordando questões globais como combate à fome e à pobreza, crise ambiental e transição ecológica, e governança global para enfrentar os desafios atuais. O evento trouxe lideranças de várias nações para debater soluções práticas e comprometidas para questões que afetam a população mundial e o meio ambiente.

O deputado federal Daniel Almeida, presente no encontro, destacou o valor do P20 em criar um espaço plural que, segundo ele, “consolida uma plataforma de diálogo que é diversa e, ao mesmo tempo, necessária para fortalecer ações conjuntas entre os países”. Para o parlamentar, temas como a crise ambiental e a desigualdade social são questões que se impõem independentemente das diferenças culturais e econômicas dos países participantes.

Almeida frisou a importância da sustentabilidade ambiental e destacou os recentes desastres naturais como prova da gravidade da crise climática. “A sustentabilidade ambiental e os problemas climáticos são temas que não podem ser ignorados. A realidade climática é evidente e está se tornando cada vez mais inegável”. Para ele, a comunidade internacional precisa adotar soluções sustentáveis que, embora urgentes, ainda enfrentam desafios como o negacionismo climático. “Combater a crise climática não é uma opção, é uma necessidade para preservar o futuro do planeta”, enfatizou.

Outro ponto fundamental abordado pelo deputado foi a questão da fome e da desigualdade social, destacando o P20 como uma plataforma de união de forças para enfrentar essa questão. “O problema da fome e da desigualdade social é outra questão que precisa de respostas coletivas e urgentes”, pontuou. Segundo o parlamentar, a luta pela erradicação da pobreza e pela garantia de segurança alimentar exige compromisso mútuo entre as nações, e o P20 é um espaço crucial para fomentar iniciativas concretas e de cooperação nesse sentido.

Com o Brasil sediando o G20 em 2024, o evento traz reflexões sobre o papel do país na liderança de pautas globais. A realização do G20 no Brasil terá um impacto significativo, pois o país terá a oportunidade de direcionar discussões globais para questões pertinentes da América Latina, que muitas vezes são negligenciadas nos fóruns internacionais. Além disso, “o G20 em solo brasileiro fortalece o papel do país como um promotor de políticas que buscam reduzir as desigualdades e que respeitam o meio ambiente”, disse Daniel.