Márcio Jerry defende “consenso progressivo” na sucessão de Arthur Lira na Câmara
O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Jerry (MA), destacou nesta quinta-feira (5), em entrevista à CNN Brasil, a importância do diálogo e da cautela na definição do sucessor de Arthur Lira (PROS-AL) na presidência da Casa. Segundo Jerry, o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) entrou em debate nos últimos dias, mas o processo ainda requer mais conversas entre os partidos.
“Acho que nós estamos em um processo que requer ainda muita conversa e muita cautela. O Hugo Motta, indiscutivelmente, é um bom nome, como bons nomes também são os outros concorrentes”, afirmou o parlamentar. O parlamentar maranhense ressaltou que a bancada do PCdoB tem mantido diálogos com diversos candidatos à presidência da Câmara, incluindo Marcos Pereira (Republicanos-SP), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Antônio Brito (PSD-BA).
O líder do PCdoB reforçou que o objetivo central é construir um consenso dentro da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de forma a garantir a governabilidade e a estabilidade política. “Nós vamos continuar insistindo muito na necessidade de uma unidade, de construir um consenso que mantenha, do nosso ponto de vista, a integralidade da governabilidade do presidente Lula”, disse Jerry. Ele também mencionou a importância de manter o foco no interesse nacional e no apoio às políticas de reconstrução do país. “Esse é o nosso esforço de tentar juntar um consenso máximo dentro da base do governo para que tenhamos uma solução realmente bastante consensuada”, concluiu.
A disputa pela presidência da Câmara, que estava inicialmente centrada em nomes como Elmar Nascimento e Marcos Pereira, ganhou novos contornos com a entrada de Hugo Motta como possível candidato apoiado por Arthur Lira e Lula.