2 de Julho: Alice e Daniel celebram Independência do Brasil na Bahia
Em meio às comemorações do 2 de Julho, os deputados federais do PCdoB, Daniel Almeida e Alice Portugal marcaram presença no tradicional cortejo que celebra a Independência da Bahia.
A data magna, que rememora a vitória das forças brasileiras sobre as tropas portuguesas em 1823, ganha novo significado ao ser associada à luta política contemporânea, destacando a importância de continuar batalhando por justiça, igualdade e democracia.
“No coração da Bahia, pulsa a história de um povo que lutou e conquistou a liberdade. Hoje, nesta data cívica celebramos o 2 de Julho com orgulho e gratidão. Vivemos essa manifestação junto com os movimentos sociais, culturais e as forças políticas. Viva a Independência do Brasil na Bahia”, comemora Daniel.
O 2 de Julho é um marco na história da Bahia e do Brasil, simbolizando a determinação e a coragem do povo baiano em busca de liberdade e autonomia.
A deputada Alice Portugal, autora da lei que elevou o 2 de Julho como data nacional, explica que “foi na Bahia que se deu a independência definitiva do Brasil de Portugal. Foi aqui que homens e mulheres, como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, entre outros, lutaram sem destemor para que o país se tornasse uma nação livre”, disse a deputada que também é autora do projeto que restitui o nome Dois de Julho ao aeroporto de Salvador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do desfile cívico do Dois de Julho, em Salvador, nesta terça-feira (2). Esse é o terceiro ano consecutivo que o presidente participa da celebração, que marca a Independência do Brasil na Bahia, ocorrida há 201 anos.
Foi o segundo dia de Lula na Bahia. O presidente chegou na segunda-feira (1°) para a entrega da duplicação do lote 6 da BR-116, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A obra foi feita entre a cidade e o município de Santa Bárbara.
Ainda em Feira de Santana, junto com os ministros de Transportes, Renan Filho, e de Cidades, Jáder Filho, o presidente anunciou novas obras no estado: a duplicação do lote 5 da BR-116, entre Serrinha e Santa Bárbara; a pavimentação da BR-030, nos trechos em Maraú e entre as cidades de Cocos, na Bahia, e Mambaí, em Goiás; trechos remanescentes da ferrovia integração oeste-leste FIOL 2, entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério, no oeste da Bahia.
Também foram assinadas aberturas de licitações para a duplicação do Contorno Leste de Feira de Santana; duplicação da BR-10, entre trechos remanescentes entre divisa Bahia-Sergipe e Entre Rios.
Em Salvador, Lula anunciou investimentos de R$ 3 bilhões na Bahia nas áreas de energia, habitação, educação, saúde e cultura.