A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei (PL) 5377/23, que reconhece a obra artístico-cultural de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira. 

Relatora da proposta, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) falou sobre a importância da aprovação do projeto. “Lia de Itamaracá é a rainha da ciranda, a representação viva dessa arte. Sua história é de décadas de trabalho, dedicação e evolução musical dentro da ciranda. Por isso, Lia é um dos ícones de nossa cultura e referência essencial para a compreensão do Brasil simultaneamente em sua regionalidade e em sua universalidade”, destacou a parlamentar.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) celebrou a aprovação do reconhecimento de Lia na Comissão de Cultura. “Lia é patrimônio vivo de Pernambuco. Deu cirandas e uma história de resistência ao povo brasileiro a partir da Ilha de Itamaracá, onde emergiu com a voz das cirandas praieiras que alcançou o mundo”, disse.

O PL prevê que o legado de Lia de Itamaracá se junte a outras manifestações culturais reconhecidas pela legislação brasileira como expressões autênticas da cultura do país, como é o caso das escolas de samba e das festas juninas.

O texto segue agora para deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.