Em resposta ao recente relatório divulgado por uma comissão do Congresso dos EUA sobre o bloqueio judicial de contas no X (antigo Twitter) no Brasil, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA), destacou a importância de regulamentar as grandes empresas de tecnologia para garantir um tratamento justo e equitativo aos usuários das redes sociais.

Leia também: Líder do PCdoB destaca compromisso do partido com o PL de Combate às Fake News

O relatório revela disparidades significativas nas condutas adotadas pelas big techs em relação ao bloqueio judicial de contas, especialmente no contexto brasileiro. Ao incluir ofícios assinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para suspensão de perfis não só no X, mas também em outras redes sociais, o documento evidencia a necessidade de uma análise crítica sobre o poder e a influência das grandes empresas de tecnologia sobre a liberdade de expressão e os direitos individuais dos cidadãos.

Leia também: Quem tem medo da regulação das redes?

Diante dessas revelações, Jerry reforçou a urgência de se implementar medidas regulatórias que garantam a transparência, a imparcialidade e a responsabilidade das plataformas digitais.

“As big techs querem controlar o mundo, fazer tudo ao modo e gosto e interesse delas. Não dá! Tem que regular as plataformas digitais para evitar a barbárie”, ressaltou o parlamentar.

Leia também: Arquivar PL de Combate às Fake News é erro grave, avalia líder do PCdoB

Diante do cenário, o líder partido reiterou seu compromisso em promover um debate amplo e democrático sobre a regulação das redes, envolvendo diversos setores da sociedade, para assegurar que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam protegidos em meio à crescente influência das empresas de tecnologia.