O Festival Vermelho 2024, realizado no último final de semana em Salvador (BA), foi palco da apresentação do documentário “102 Anos de Lutas do Partido Comunista do Brasil”, uma obra que mergulha na história e nas batalhas travadas pela legenda. O vídeo tem roteiro do cineasta Guido Bianchi e de Adalberto Monteiro, ex-presidente da Fundação Maurício Grabois.

O documentário traça as raízes do partido, quando, em 25 de março de 1922, um grupo de líderes operários decidiram fundar o Partido Comunista do Brasil. Desde então, a legenda tem sido voz proeminente na luta pela justiça social e pelos direitos dos trabalhadores.

Ao longo dos anos, o PCdoB enfrentou inúmeras adversidades, desde a repressão do Estado Novo até a resistência à ditadura militar. O filme destaca momentos cruciais, como a criação da Aliança Nacional Libertadora (ANL), a insurreição de 1935 e a Guerrilha do Araguaia, que se tornaram símbolos de resistência e luta pela democracia.

O documentário também aborda a atuação do PCdoB na redemocratização do Brasil, seu envolvimento em importantes campanhas, como a luta pelo petróleo nacional, e sua contribuição para a elaboração da Constituição Federal de 1988.

Além disso, o filme destaca a presença do PCdoB na cena política contemporânea, mostrando sua participação ativa nas eleições e seu papel na defesa da democracia e dos direitos sociais. 

Assista: