A Câmara dos Deputados concedeu nesta quarta-feira (5) o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger a três cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora do prêmio, esta é uma forma de reconhecer participação feminina nas grandes descobertas científicas.

“É um incentivo para que as mulheres não desistam da ciência, porque somos maioria nas universidades, mas minoria nas bolsas do CNPq, nos projetos de incentivo à ciência. No entanto, as principais pesquisas brasileiras no caso da Covid, por exemplo, foram feitas por mulheres. Então, laurear as mulheres na ciência é incentivar para que mais mulheres se coloquem num papel de destaque e protagonismo no mundo da ciência e da tecnologia”, afirmou.

Hoje apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Segundo o CNPq, as mulheres constituem 43,7% dos pesquisadores no Brasil. No entanto, há poucas mulheres nos cargos de liderança, seja na pesquisa ou fora dela.

A segunda edição do prêmio homenageou as cientistas Deborah Carvalho Malta, Eliete Bouskela e Luciane Bisognin Ceretta.

Homenageadas

Deborah Carvalho Malta – Formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Higiene e Medicina Tropical em avaliação em saúde. É professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Eliete Bouskela- Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia pela mesma instituição. É professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Luciane Bisognin Ceretta – Formada em Enfermagem e Administração de Empresas, a pesquisadora é mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, de onde é reitora atualmente.