Junho começou e com ele as comemorações pelo nordeste brasileiro. Na Bahia, o investimento do governo do estado vai superar R$ 100 milhões em apoio para os festejos juninos em mais de 280 municípios. Além dos shows no Pelourinho, Parque de Exposições e Subúrbio com diversas atrações musicais.

Neste cenário festivo, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) recorda o reconhecimento das matrizes do forró como Patrimônio Cultural do Brasil feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O mandato do parlamentar baiano teve papel fundamental para a concretização do título.

“Encaminhamos emenda para o Iphan fazer o estudo e viabilizar o processo. As festas juninas se traduzem numa expressão cultural rica e importante para o Brasil, pois movimenta toda uma cadeia produtiva turística e econômica, contribuindo para geração de emprego e renda. Com a salvaguarda das matrizes do forró foram inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão, com abrangência nacional”, disse.

Para esse ano, a expectativa é de que o estado receba 1,5 milhão de visitantes. Um número expressivo e que gera maior rentabilidade para profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos festejos juninos. “Além disso, valoriza e proporciona um suporte financeiro para a classe artística e ações que promovem o legado histórico da tradição cultural nordestina”, ressaltou Daniel.