“Não vai ter golpe.” Esse foi o grito entoado por centenas de maranhenses, na segunda-feira (10), durante cerimônia de entrega de mais de três mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís (MA).

Dilma foi recebida com aplausos e garantiu a continuidade dos programas sociais federais mesmo com a crise econômica. “Trabalho incansavelmente para essa travessia de reorganização da economia passe rápido. O Brasil precisa muito, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, pensem no que serve à nação, à população brasileira e, depois, pensem em seus partidos e nos seus projetos pessoais”, afirmou a presidenta.

Durante o ato, o governador Flávio Dino defendeu os programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Pronatec, o Minha Casa Minha Vida, o Luz Para Todos, ProUni e Brasil Carinhoso. “Por isso, defendemos e apoiamos o governo de Vossa Excelência. Acreditamos no Brasil e sabemos que esta crise vai passar. Por isso, somos contra qualquer tipo de golpe que se ensaie no país”, disse Dino.

Parlamentares do PCdoB participaram do ato. Para a líder da legenda na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), a manifestação dos presentes ao ato “demarca a posição do povo pelo direito de governar da mulher escolhida por 54 milhões de brasileiros”. Para a parlamentar, desde o resultado das eleições de 2014, o governo federal enfrenta um “terceiro turno”. “A oposição não aceita o resultado das urnas. Mas não há razões para impeachment. Por isso, precisamos reforçar a defesa daquilo que conquistamos nesses últimos anos. É isso que eles não aceitam, que o país melhorou”, afirma.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), também deu seu recado. “Unidos conseguiremos fazer com que o país siga avançando. Não admitiremos golpe, estamos mobilizados em favor do Brasil e pela defesa do mandato da presidenta Dilma Rousseff.”

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) destacou também que não haverá golpe. "É a população que está dizendo. É o povo saindo em defesa do Estado democrático, da presidente legitimamente eleita e reeleita."

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) enfatizou "golpe contra a democracia também é golpe contra o povo!"

Para o deputado Rubens Pereira Jr (MA), o  evento tornou-se um verdadeiro ato de desagravo. “Na política, nós temos lado e o nosso lado é o da defesa da democracia. O PCdoB, em uma só voz, está dizendo que continue o mandato da presidenta Dilma. As crises certamente passarão e o Brasil só tem a ganhar."