A importância estratégica da ampliação do refino de petróleo no Brasil foi destacada pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da comissão externa criada na Câmara dos Deputados para investigar o anúncio de cancelamento das refinarias Premium I e II, da Petrobras, previstas, respectivamente, para o Maranhão e o Ceará. O parlamentar participou na sexta-feira (3) das atividades do colegiado no Ceará, com visita à área reservada para construção da refinaria Premium II, debate na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e audiência pública na Assembleia Legislativa.

“O Brasil precisa ampliar o refino de petróleo no território nacional, deixando de importar gasolina mais cara e de exportar matéria-prima para ser refinada em outros países. Precisamos agregar mais valor ao petróleo extraído no Brasil, garantindo que o refino também se dê no território nacional”, destacou Chico Lopes, que apresentou projeto de lei determinando que o petróleo extraído no Brasil seja prioritariamente dirigido para o mercado interno, com refino no país, e só em caso de excedente seja destinado a exportações.

“É uma questão estratégica para o nosso país. O Brasil precisa agregar valor a esse produto e gerar mais riquezas, garantindo o refino no território nacional. Os debates da comissão externa com vários especialistas também deixaram claro que o Brasil precisa das refinarias do Ceará e do Maranhão, que elas são necessárias e precisam ser garantidas”, acrescentou.