Parlamentares discutem segurança e inteligência com americanos
Uma comitiva dos Estados Unidos reuniu-se com representantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) na quinta-feira (30) para avaliar o andamento da aprovação de um acordo na área de segurança pública entre os dois países. Além da presidente da comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), participaram da reunião os deputados Heráclito Fortes (PSB-PI) e Nelson Marquezelli (PTB-SP).
O subsecretário adjunto de Defesa para Políticas, Brian McKeon, comentou que o governo norte-americano ficará “muito satisfeito” se o acordo for aprovado nas próximas semanas.
A deputada Jô Moraes explicou que a proposta de cooperação chegou à Câmara dos Deputados recentemente e disse acreditar que a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, em junho, vá apressar o processo de ratificação. “O acordo de cooperação em matéria de defesa deverá ser apreciado o mais breve possível. A visita da nossa presidenta aos Estados Unidos da América deve ser motivo para que isso ocorra o mais rapidamente possível.”
McKeon ressaltou que o presidente americano, Barack Obama, está interessado em desenvolver essas parcerias. “De nossa parte, percebemos que podemos aprofundá-las. Nas questões de segurança temos muita experiência e estamos abertos a ajudar o Brasil”, disse.