Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública (18) para debater o financiamento da política destinada ao incentivo à cultura e às artes negras em suas variadas linguagens. O evento foi proposto pelos deputados Alice Portugal, Jandira Feghali, Paulão, Luiz Alberto e Jean Wyllys.

Para o debate foram convidados a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros; a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg; o representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Luiz Carlos Menezes Dantas; o presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Santos Almeida; o cantor Lazzo Matumbi; o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Paulino Cardoso; e um representante do Ministério Público da União.

Para a presidenta da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a cultura negra está impregnada em todo o universo de produção cultural brasileira, como matriz ou como elemento gerador de novos produtos culturais. “Para tanto, as políticas de financiamento das atividades culturais em seus variados mecanismos devem contribuir, não somente para a formação e consolidação de grupos e companhias de arte negra, como também para a afirmação de instituições culturais, fundamentais para a difusão dos valores que ampliam a consciência social, legitimando a promoção da diversidade e da igualdade como fatores essenciais à democracia”, afirmou a deputada.

SERVIÇO:
Audiência Pública “Financiamento da política destinada ao incentivo à cultura negra”
DIA: 18/11
HORÁRIO: 14h30min
LOCAL: Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 10

Com informações da Comissão de Cultura