À frente do quarto mandato de deputado federal por Pernambuco, o advogado Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB-PE) é um parlamentar comprometido com propostas que estimulam a economia do Brasil e do seu estado. A meta é beneficiar a população por meio de iniciativas no Congresso. Atualmente, o parlamentar que concorre à reeleição é um dos coordenadores pernambucanos para questões do Orçamento-Geral da União.

Entre as suas principais bandeiras, estão a defesa do consumidor, o turismo, a reforma política e o esporte como instrumento de inclusão social. Na Câmara dos Deputados, o deputado pernambucano integra comissões que tratam desses temas, além de participar de várias frentes parlamentares.

Com o objetivo de estimular o turismo estrangeiro no Brasil, Cadoca apresentou o PL 3059/2008 que se transformou este ano na Lei 12.968/2014. A legislação estabelece que o visto poderá ser obtido no país de origem do estrangeiro ou em solo brasileiro quando requerido por meio eletrônico. A ideia é  desburocratizar.  O visto eletrônico é considerado um grande avanço pelo deputado Cadoca.

“É um estímulo para quem quer vir ao Brasil por ser um procedimento rápido, moderno e seguro. Se podemos votar, fazer transações interbancárias e compras pela internet, por que não podemos solicitar e emitir vistos pela rede? Instrumentos de segurança já estão disponíveis”, destaca Cadoca.

Na avaliação do deputado, é um instrumento importante para ajudar o país  a se livrar de uma estatística pífia: que é a marca de aproximadamente seis milhões de turistas estrangeiros por ano, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Cadoca teve papel importante também na economia de Pernambuco. Entre 1999 e 2002, foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte. Nos anos 80 e 90, trabalhou ainda como vereador em Recife (PE) e deputado estadual na Assembleia pernambucana.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/cadocadeputado

@Cadoca

Da Redação em Brasília