A coordenadora da bancada, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), pediu apoio às deputadas presente para aderirem e recolherem assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

O PL defende, entre outras questões, o financiamento democrático das campanhas, corrigindo as distorções no atual sistema de doações eleitorais, maior rigor para a verificação da prestação de contas e das doações, distribuição igualitária dos recursos do fundo partidário com perspectiva de gênero e prestação de contas on-line e automática. A proposta já tem 160 mil assinaturas.

Para Vic Barros, presidente da UNE, a reunião teve o objeto de sensibilizar para a necessidade de fortalecer o movimento pela reforma política.  “As manifestações de junho deixaram claro que a população quer debater política para além do período eleitoral. A gente precisa de uma reforma política que aprofunde a democracia política no Brasil”, destaca Vic.

A presidente da UNE reforçou a importância da proposta: “É um dos principais instrumentos para aprofundar a democracia no país. Ele impedir que empresas financiem campanhas para que os mandatos possam prestar contas exclusivamente conta para a sociedade sem interesse corporativo”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves