A intenção é aumentar a participação feminina na política e, consequentemente, aumentar o número de mulheres eleitas já nas eleições do ano que vem. Como o prazo de filiação para concorrer em 2014 é o dia 4 de outubro próximo, a intenção é de que essa fase da campanha seja rápida e intensa, em TVs e rádios públicas e na internet.
 
A partir dessa data, a campanha muda o foco para conscientizar as mulheres a participar da política de forma mais ampla. Os meios empregados serão a internet e cartilhas, que já estão sendo elaboradas pela Procuradoria da Mulher do Senado.
 
Além da atuação junto aos partidos e movimentos feministas, a segunda fase da campanha para incrementar a participação das mulheres na política pretende envolver a mídia televisiva. Segundo Jô Moraes, coordenadora da Bancada Feminina, o propósito é veicular inserções nas TV Câmara e TV Senado. Mas haverá um esforço para incorporar todas as TVs públicas e os organismos partidários na campanha, disse.
 
A investida voltada à participação de mulheres na política tem ainda o propósito de barrar as candidaturas ‘laranjas’, ou seja, aquelas apenas para cumprir a cota de gênero de 30%, burlando a legislação eleitoral.
 
De acordo com Jô Moraes, vem sendo discutida com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Rocha. Uma das demandas apresentadas pelas parlamentares nos entendimentos com a ministra e considerado possível pela presidente do TSE é reunir os dirigentes partidários para discutir esta questão.
 
A campanha, definida pela bancada feminina da Câmara, as procuradorias da Mulher das duas Casas congressuais, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fórum de Instâncias das Mulheres Partidárias, reúne ainda movimentos feministas e dirigentes de 12 partidos políticos.


Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Agência Câmara