Luciana participou da audiência pública para esclarecer as denúncias de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou pessoas e empresas no Brasil, feitas pelo ex-técnico da agência, Edward Snowden.

    A reunião foi realizada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

    “Estamos diante de um problema grave de soberania nacional. Estamos discutindo aqui como reagir para garantir autonomia do nosso país. Esse é o principal sentido, o sentido político. Estamos aqui para garantir autonomia tecnológica”, disse Luciana Santos.

    A deputada afirma que as declarações do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, de que a espionagem global feita pelo seu país, inclusive no território brasileiro, é uma forma de garantir a segurança de cidadãos de todo o mundo é uma “a desfaçatez".

    O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o marco regulatório tem que ter sanção para empresas que burlam a confiança do consumidor brasileiro. “Os consumidores brasileiros estão com medo”, alertou.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Tatiana Alves