Perpétua, que presidiu no ano passado a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e este ano mantém-se na vice-presidência, exaltou os marinheiros e as marinheiras na proteção da chamada Amazônia Azul, visando garantir a soberania de um país forte como o Brasil.

A deputada lembrou a instalação da subcomissão especial de acompanhamento projetos estratégicos da defesa nacional e observou que é preciso investir na indústria da defesa como propulsora da tecnologia e sedimentação do conhecimento, segundo afirmou a presidente Dilma Rousseff recentemente.

Em seu discurso, Perpétua ressaltou o importante papel que hoje a Marinha desempenha na manutenção dos interesses marítimos do país, na segurança de sua costa e de suas riquezas, como o pré-sal, e em projetos como o Programa Antártico.

“Verificamos que a nossa Marinha mantém vivos os valores dos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, como podemos observar no empenho dessa Força na garantia da soberania nacional”, disse.

Para a deputada, a Batalha do Riachuelo “escreveu nas páginas da história uma de suas mais gloriosas passagens”. Segundo lembrou, foi um acontecimento que deixou, para as gerações futuras, “um legado de atos heroicos e ricos em lições de abnegação e amor ao país, protagonizados por pessoas que, no ardor dos combates, souberam dignificar, com coragem e extrema doação, o seu patriotismo”.

Perpétua lembrou que a batalha é considerada como o ponto de inflexão da Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida naquele afluente do rio Paraná, e importante ação para a vitória dos aliados. E ressaltou as figuras do comandante Francisco Manoel Barroso da Silva, o guarda-Marinha Greenhalgh e o marinheiro Marcílio Dias que, como muitos outros, sacrificaram suas vidas defendendo a nossa bandeira.
Participaram da homenagem, além de marinheiros e marinheiras, o comandante da Marinha, almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armada, almirante-de-Esquadra José Carlos de Nardi, o  chefe do Departamento Geral de Pessoal, representando o comando do Exército, general do Exército Sérgio Etchegoyen, o comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, representando o Comando da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez, e o chefe do Estado-maior da Armada e secretário-geral da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Monteiro Lopes.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD