A delegação visitante – que antes fora recebida pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves – estava composta pelo Deputado Josep Antoni Duran i Lleida (UDC – União Democrática de Catalunha), Presidente da CAECDE; Deputado Guillermo Mariscal Anaya, líder do PP (Partido Popular) na CAECDE; Deputado Francisco González Cabaña, líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol); Deputado Joan Josep Nuet i Pujals, líder do EUiA (Esquerda Unida e Alternativa); e o Sr. Ignacio Gutierrez Cassillas, Advogado.

O presidente da Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos Deputados da Espanha lembrou que o Brasil, para explorar todas suas potencialidades, necessita de pessoal qualificado, o que a Espanha dispõe, em razão do desemprego naquele país. O deputado Josep Antoni Duran i Leida afirmou que muitos profissionais espanhóis estão aptos e interessados em contribuir para o desenvolvimento do Brasil na medida em que nosso país necessitar.

A deputada Perpétua Almeida, que é relatora na CREDN da mensagem que estabelece novo Estatuto do Estrangeiro, informou que o novo marco jurídico a ser criado pode definir as condições de imigração de trabalhadores, mas que há entre sindicatos resistências ao ingresso de profissionais estrangeiros no país.

A possibilidade de assinatura de um protocolo de amizade entre Brasil e Espanha, em termos que promovam uma participação ativa dos parlamentos também foi colocada em discussão. Nesse sentido, o Deputado Eduardo Azeredo ressaltou a importância da diplomacia parlamentar, que pode agilizar o processo de cooperação. Azeredo lembrou que a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil.
 

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada