"O encontro foi ótimo. Conversamos sobre o sistema educacional francês e a superação de um desafio: uma escola que forma, ao mesmo tempo, os melhores alunos do mundo e estudantes bem abaixo da média" afirmou a líder do PCdoB.

Manuela visitou ainda o Ministério do Esporte, Juventude, Educação Popular e Vida Associativa para tratar de oportunidades de empregos para jovens. Veja a foto.

"O tema discutido foi como inserir o jovem no mercado de trabalho em meio à crise econômica na Europa", relatou a deputada.

Participação política e juventude também foram assuntos debatidos. Recentemente, a França aprovou a mudança de idade para candidatos ao Senado, reduzindo a exigência de 35 para 23 anos. A alteração gerou intenso debate social.

Outra discussão importante ocorreu na Agência Nacional de Coesão Social e Igualdade de Oportunidades (ACSE), criada em 2005, após mobilizações sociais. Manuela ficou impressionada com as atividades desenvolvidas. A agência tem um orçamento de mais de um bilhão de euros. O trabalho é focado em estudantes com problemas não- educacionais, como, por exemplo, na área de saúde. A iniciativa é realizada em parceria com governos municipais, empresas e entidades. São identificados outros problemas envolvendo preconceito racial, gênero e orientação sexual. A partir daí, políticas públicas são planejadas e financiadas para enfrentar essas questões.

"A agência desenvolve um trabalho interessante que envolve três eixos: educação, emprego e enfrentamento da discriminação",  disse a parlamentar.

Na agenda, teve ainda visita ao Ministério das Relações Exteriores. Nos próximos dias, Manuela prosseguirá com a maratona de estudos em viagem a convite do governo francês.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada