Durante a solenidade, Assis Melo reivindicou o asfaltamento do Caminho das Neves, antes caminho das mulas, que ligará a cidade a Santa Catarina.

Assis Melo, em seu discurso, destacou que a luta da população por um local mais acessível aos habitantes de Vacaria – da qual Bom Jesus era distrito. Sua consolidação ocorreu em razão do pagamento da promessa que Manoel Silveira de Azevedo, dono daquelas terras, fez pelo bom retorno da Guerra do Paraguai, lembrou.

Localizada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, que teve sua origem a partir da Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim, por lá passaram grandes peersornagens da história nacional e da Revolução Farroupilha, como Anita Garibaldi, Bento Gonçalves e David Canabarro.

Nascido em Vacaria, Assis Melo – registrado em Bom Jesus -, destacou a diversidade da culinária local e a cultura e sua ligação com uma das mais importantes tradições do povo gaúcho, o tropeirismo.

Bom Jesus integra a Rota dos Tropeiros, e a cada dois anos sedia o Seminário Nacional e Encontro Conesul de Tropeirismo. O evento, lembra ele, tem o objetivo de conservar as fortes marcas da presença tropeira, povo hospitaleiro, que cultua a forte tradição gaúcha e que espalhou o progresso por onde passou, " vez que atuou no comércio e transporte de mercadorias quando não havia estradas ou meios de transporte mecânico, tendo, inclusive, contribuído para a demarcação da maioria das rotas e estradas, bem como para a definição de municípios e cidades".

Assis Melo quer alçar o título estadual da cidade de Capital do Tropeirismo e o Dia Estadual do Tropeirismo, a ser comemorado todo 20 de abril, em evento nacional. Ele apresentou o projeto de lei nº 4.956, que concede a Bom Jesus o título de "Capital Nacional do Tropeirismo".

Além de prestar essa deferência ao município, Assis Melo pretende com o projeto estimular o turismo local, que será explorado em julho, com a realização da 8ª Festa da Gila e da 1ª Festa do Queijo Artesanal Serrano, produtos típicos que merecem ter visibilidade nacional, que este ano integrarão as comemorações do centenário.

Estiveram presentes à homenagem em Brasília o prefeito Frederico Arcari Becker, a secretária Municipal de Gestão Leisa Magaldi Ramos, o vice-prefeito Marco Antônio Tietbohl, o presidente da Câmara Municipal, Valfredo Fonseca, os vereadores Eliseu Jacobi Garcia, Jaziel de Aguiar Pereira, Lucila Maggi Morais Cunha, Osmar Francisco Agostinho e Sérgio Augusto Billieri, e a rainha e princesas do centenário Suélem Remonti, Cíntia Andreatta e Alice Bittencourt.

Ao término da sessão, houve apresentação de uma esquete teatral sobre a cidade.

Liderança do PCdoB
Texto da Assessoria de Comunicação